Pages

Feed icon

domingo, 19 de junho de 2011

O drama da primeira tatuagem: evite arrependimentos e tome precauções.

O drama da primeira tatuagem: evite arrependimentos e tome precauções
Cada um tem que descobrir sozinho o momento ideal”, opina o tatuador Fábio Satori
Mal pode esperar a hora de desenhar um rosto gigantesco do Pe Lanza #FamiliaRestart nas costas? Ou alguma vez já pensou em se declarar para alguém, escrevendo o nome da pessoa amada no peito dentro de um coração? Muita calma!
No último mês, Justin Bieber mostrou ao público três novas tatuagens: uma estrela no cotovelo, um "Jesus" em hebraico na barriga, e um ás de copas no pulso. Além dele, a atriz Vanessa Hudgens fez sua primeira tatuagem este ano e, recentemente, Miley Cyrus saiu de São Paulo com uma âncora desenhada no braço.
Os ídolos teen estão crescendo e aderiram de vez às tatuagens, mas é bom pensar duas vezes antes de correr para um estúdio e fazer algo que ficará marcado durante toda sua vida. “O ideal é que a pessoa seja maior de idade”, opina Fabio Satori, tatuador com mais de dez anos de experiência.
Nos estados de São PauloRio de Janeiro e Alagoas, inclusive, é proibido que menores de 18 anos façam tatuagens ou piercings, independentemente de portarem autorização dos pais. Mesmo assim, Satori não acha que a lei é a questão principal. “Cada um tem que descobrir sozinho o momento ideal, mas quando você é muito novo, ainda não sabe direito o que quer da vida”, explica.
O astro teen, Justin Bieber, exibiu suas tatuagens recentemente no Havaí
Com 14 anos, Débora Baltarejo tatuou a figura de uma Hello Kitty na parte de trás da cintura, escondida dos pais. “Minha amiga ia fazer uma e me deu de presente”, conta ela, hoje com 21. A artimanha, no entanto, foi logo desmascarada. “Depois de umas duas semanas, meus pais descobriram e me colocaram de castigo por três meses”, mas Débora garante que não foi a privação de sair de casa que gerou arrependimento. “Eu era muito nova, só queria ter a tatuagem por ter. Ela não tinha nenhum significado”.
Depois de atingir a maioridade, no entanto, Débora se viu madura o suficiente para voltar a ter desenhos impressos em seu corpo: nos últimos três anos, ela fez cinco tatuagens. “O gosto não muda, existe desde sempre, mas esperei ficar mais velha para poder escolher melhor o que fazer”. Uma delas foi a figura de uma fênix colorida nas costas, justamente para cobrir a Hello Kitty. Por isso, Débora aconselha: “pense muito bem antes de fazer, é algo que fica para a vida inteira, talvez seja melhor pôr um brinco primeiro. Enjoou é só tirar”.
Débora escolheu a figura de uma fênix para cobrir Hello Kitty feita na adolescência
Já Fernanda Santis, 23, que fez aos 15 anos sua primeira tatuagem - ideogramas japoneses no pé - não se arrepende. “Hoje eu não faria o mesmo desenho, A gente muda de ideia com o tempo, mas naquela fase foi legal”, conta. Seus pais, apesar de rígidos, consentiram com a ideia. “Meu pai foi comigo no dia, só não ficou na mesma sala para não ver o tatuador com a agulha (risos)”.
A segunda tatuagem, feita com 17 anos, foi o trecho de uma música da banda Placebo nas costas. “Meu ex-namorado fez uma igual, então essa é um pouco mais difícil, mas não me arrependo. Na época fez sentido pra mim”, explica. Depois das primeiras experiências, Fernanda ainda fez mais quatro tatuagens e não pensa em parar tão cedo. “Sei que algum dia vou cansar, só não sei quando”.
Primeira tatuagem da Fernanda Santis foi um ideograma japonês no pé
O programador de 26 anos, Fábio Galdo, esperou um pouco mais para começar. Aos 18 ele gravou nas costas o símbolo da banda Alice in Chains. “Antes eu não podia, minha mãe não autorizava de jeito nenhum”, explica. Mostrando que realmente levava gosto pela coisa, Fábio fez mais cinco tatuagens, incluindo uma por todo o braço direito. “No começo você fica com medo, mas depois que já conhece a dor, sabe que vale à pena”, explica. Em seus planos ainda estão cobrir completamente o braço esquerdo e as duas pernas. Quando ele vai parar? “Quando acabar o espaço”, brinca.
Fábio Galdo fez primeira tatuagem aos 18 e só para quando acabar o espaço
Experiente no assunto, Galdo faz questão de passar um recado aos futuros tatuados: “não busque o profissional mais barato, aqueles que tiverem referências de pessoas próximas a você são sempre os mais indicados”.
Para quem já se decidiu, Sartori passa algumas informações básicas e dá dicas para que sua tatuagem fique sempre como nova.
- Os lugares que mais doem são os pertos de ossos, como na costela e nos pés. “A parte da frente do pescoço também costuma doer um pouco”, explica o tatuador.
- Uma tatuagem feita muito cedo pode parecer menor caso a pessoa cresça muito. “A tatuagem fica pequena em relação ao corpo, menor do que quando foi feita”, diz.
Na passagem de Miley Cyrus por SP, Fábio Satori tatuou a cantora
- Nada de sol, piscina ou banhos de mar nos primeiros dez dias. “Em 30 dias já está tudo cicatrizado, e em três meses a pele está completamente recuperada”, garante Satori.
- Tatuagem é um cuidado para a vida inteira.  “Tem que sempre cuidar, usar um hidratante e fazer uso de protetor solar”. A falta de cuidado pode danificar o desenho. “O sol desgasta a tatuagem, ela acaba ficando com aparência de velha antes do tempo. Uma tatuagem que ficaria bonita por 20 anos, se desgasta em três, quatro anos”, explica o profissional.

0 comentários:

Postar um comentário